CUT-RS denuncia maldades do tarifaço de Eduardo Leite contra trabalhadores

05/09/2020 16:35

Tarifaço capa

A campanha da CUT-RS contra o tarifaço do governador Eduardo Leite (PSDB) não para. Após a divulgação de vários cards nas redes sociais, começaram a ser distribuídos nesta sexta-feira (4) milhares de panfletos com a manchete “Não vamos pagar a conta de novo”, denunciando as maldades da chamada "reforma tributária" para a população.

Os materiais serão entregues em Porto Alegre e no interior do Estado, respeitando as recomendações sanitárias da Organização Mundial da Saúde, visando informar a crueldade da proposta do governo, que é ruim para quem produz, vende e consome.

“Trata-se, pois, de um novo tarifaço e de forma definitiva. Se os deputados estaduais aprovarem, haverá aumentos de ICMS na cesta básica de alimentos e até de medicamentos, dentre outros produtos, prejudicando os agricultores familiares e os trabalhadores e as trabalhadoras que consomem, especialmente os mais pobres”, alerta a CUT-RS.

Por exemplo, a proposta do governador prevê elevação do ICMS no gás de cozinha, passando de 12% para 17% em 2021. Segundo cálculos do Dieese, isso representa um aumento de 47% no preço.

O panfleto chama a atenção também que “o IPVA vai aumentar e carro velho vai pagar também”, ressaltando que “o tarifaço é cruel com os motoristas”. A alíquota de carros e camionetas vai subir de 3% (hoje) para 3,5% em 2021. Além disso, cerca de 1,4 milhão de veículos, de 20 a 40 anos, hoje isentos, passarão a pagar o IPVA. Isso vai atingir Fusca, Kombi e Chevette, dentre outros.

A proposta do governo afeta fortemente a agricultura familiar, aumentando o custo de produção de alimentos, e as micro e pequenas empresas, com o fim do Simples Gaúcho.

“Temos que pressionar os deputados estaduais para que essa falsa reforma tributária não seja aprovada na Assembleia Legislativa”, aponta a CUT-RS. “Mande recados pelas redes sociais e marque na paleta os deputados e seus partidos que apoiarem o tarifaço. E nas eleições municipais não vote nos seus candidatos a prefeito e vereadores.”

Clique aqui para baixar o PDF do panfleto.

Leia e divulgue o material da CUT-RS

Panfleto1

Panfleto2

 

Fonte: CUT-RS